quinta-feira, 19 de abril de 2018

Não basta bater o martelo!




Eu, enquanto presidente de Associação de classe sempre alerto os meus colegas que optaram pela profissão de Leiloeiro Público Judicial: Não basta apenas bater o martelo.

O profissional deste segmento deve sempre buscar novas formas de administrar os leilões. Deve reforma-se a cada dia como um verdadeiro mestre na arte da venda pública e procurar por mais técnicas e conhecimento de mercado imobiliário industrial etc...

Digo isso porque nestes 11 anos de experiência vi de tudo. Mais ainda quando das dificuldades interpostas por crises políticas e financeiras que atrasaram o mundo, não apenas o Brasil.

Neste sentido, observei a quantidade de leilões negativos nos últimos tempos. Leiloeiros desesperados, advogados e administradores judiciais com o coração na mão e um mercado frio, gelado.

Eis o sinal: É hora de reinventar-se!  Fazer novo, o diferente.
Todos sabem que até o leilão chegar à porta do investidor muita água passo por debaixo da ponte. 

Mas isso não é suficiente. O mercado é dinâmico, concorrido. Uma fonte inesgotável de negócios se apresenta e a estagnação do mercado imobiliário sinaliza, mais uma vez, que algo precisa ser feito. Principalmente nas ofertas das massas falidas.

Existe uma fórmula mágica? NÃO!
É necessário ouvir o mercado. Ter uma leitura clara e, daí, encontrar soluções técnicas para a resolução em conjunto com o advogado, administrador judicial e juízo.

O que é indispensável na minha opinião é tratar cada negócio como se fosse único. Conhecer o bem, entender a resposta do efeito no mercado. Isso porquê, se você fizer um estudo aprofundado do que está a vender saberá o que está levando à praça.

Estudar o bem, o segmento da coisa levada à leilão, geralmente imóveis, é fundamental para o sucesso do negócio. Aí eu repito: Não basta bater o martelo!

Neste diapasão eu concluo que o Leiloeiro Público é o agente que apresenta ao mercado determinado bem. Deve ser sensível à movimentação, à investigação e tratar aquele como sendo o único.

A leitura correta identificará o que mercado vai dizer sobre aquele produto. Conhecerá a diferença entre valor e preço. Este último é matéria de meu estudo que publicarei no próximo editorial.


clecio@leilaooficialonline.com.br

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