sexta-feira, 9 de outubro de 2015

É UMA BOA HORA PARA ARREMATAR CASAS


Tenho percebido a dificuldade que as pessoas têm - principalmente investidores mais experientes - em arrematar casas.

Sabemos que o "problema" é que estes imóveis são de baixa liquidez. Mas, DEPENDE do ponto de vista da avaliação do negócio.

Realmente o apartamento tem liquidez melhor na hora da venda. Porém, a concorrência é absurda. E isso é ótimo para o leiloeiro. Mas será que é bom pra você?

Vejo casas indo à leilão por 70% abaixo do valor real de mercado. Estas sim têm RENTABILIDADE e baixa concorrência. Quem afirma isso é quem conhece bem os índices.

Só que não podemos nos esquecer de que o instituto da arrematação é igual tanto para casas quanto para apartamentos. Portanto, as dificuldades são as mesmas.

Aí entram os dois pesos e as duas medidas. Se o trabalho é o mesmo, e você comprar um apartamento saberá que os débitos de condomínio a partir do dia em que arrematou serão seus. Poxa. Mesmo trabalho....e com despesas permanentes. Seria um passivo?

A partir do dia em que você ofertou lance e venceu a concorrência, será responsável pelo pagamento do condomínio. Pouco importa se tomará posso dali a seis meses. Se levar um ano da aquisição até a venda, terá um custo médio de R$ 7.200,00 para o imóvel ficar fechado.

A concorrência em apartamentos é absurda na hora do leilão (repito: o leiloeiro adora isso) e no final você torce para ter um rendimento superior á 25%.
Não estou dizendo que é um negócio ruim. Só estou dizendo que existem outras opções até melhores
do que essa, tais como casas, terrenos, etc...

Vejo inúmeras vezes casas e terrenos sem licitantes. Só que quando avalio o negócio, constato que os leilões desertos têm o valor de mercado superior a 70% do lance mínimo e com processo judicial sem problema algum.

Eu, particularmente prefiro ter maior liquidez. Sabe porque? quem tem pressa de ganhar dinheiro trabalha dobrado e ganha menos.

A conclusão é a seguinte:
Se eu faço 70% em um imóvel que levará dois anos para ser vendido, aquele que prefere apartamento ganhará no máximo 60% e trabalhou duas vezes mais do que eu. E não nos esqueçamos de que eu corro o grave risco de vender em bem menos de uma ano.

Portanto, pessoalmente, prefiro casas no interior de São Paulo. E você? Pense nisso!

Boa sorte! Bons Negócios
www.leilaooficialonline.com.br
clecio@leilaooficialonline.com.br

2 comentários:

  1. Arremato apartamentos em SP e sempre pensei nas vantagens em arrematar imóveis no interior de SP com o objetivo de buscar menor concorrências e talvez até na maior agilidade dos Foruns do interior (menor nr de processos). Muito obrigado pelo artigo, pois reforçou esta minha idéia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo.
    Sou eu quem agrade sua participação.
    Pode acreditar: No interior existem muitas oportunidades bacanas.
    Experimente!
    Um abraço

    ResponderExcluir

Alienação Judicial eletrônica dispensa carta precatória - Segundo STJ

  Faz algum tempo que tenho acompanhado a jurisprudência Paulista no sentido de que não é necessária a expedição de carta precatória para a ...