sábado, 13 de setembro de 2014

OS RISCOS AO ARREMATAR

QUAIS OS RISCOS EM ARREMATAR IMÓVEIS EM LEILÃO?

Essa pergunta é fantástica. Não que eu queira descriminar aqui um centena de motivos para que você se convença de que este é o melhor negócio do mundo. Mas sim porque pretendo lhe instruir.

Negócio bom você encontra a cada esquina. Alguém sempre tem um negócio da china. Aquele que fulano está fazendo e enchendo o (...) banco de dinheiro.

A instrução é gratuita, porque não há nada mais deprimente do que arrematante perdido. O cidadão liga perguntando: "E agora Doutor? o que acontece? o que eu faço?".
Por isso preste bem atenção.

Quais são os riscos?

Risco número 01 - Demora
Se tudo correr bem levará seis meses para você obter a posse e registro de seu imóvel

Risco número 02 - Pagamento à vista
Você pagará á vista e não adianta tentar negociar. O CPC lhe faculta do pagamento parcelado, mas seu concorrente poderá pagar o mesmo preço à vista. Ele leva.
Além de você ficar sujeito a pagamento de multa e ser proibido de licitar por cinco anos.

Risco número 03 - A nulidade do leilão.
Neste caso se o juiz decidir que o leilão deve ser anulado, você não perderá o dinheiro mas frustará seu negócio. Por isso é necessária aquela bela assessoria preventiva que você teima em não pagar pensando que seu advogado está ficando rico às suas custas.

O juiz ordenará a devolução que será corrigida pelo índice do Tribunal de Justiça. Em São Paulo por exemplo gira em torno de 0,54% a.m.

Risco número 04 - Comprar o imóvel e levar dívidas.
Não é só entrar no site do leiloeiro, escolher o imóvel a clicar em "dar lance". É de sua inteira responsabilidade pesquisar os ônus que acompanham aquele bem. Você poderá ter uma surpresa desagradável e o barato vai ficar caro. Aí sim. Você perderá dinheiro.
Faça aquilo que eu insisto: contrate um advogado experiente.

Risco número 05 - Comprar e não levar - 
Não levar a registro sua propriedade. Se você comprar errado poderá nunca obter a propriedade do imóvel. Terá a posse, mas não o registro em seu nome. 

Estes são alguns pontos que considero principais para que você possa se precaver antes de participar do leilão. Então, boa sorte, bons negócios.

clecio@leilaooficialonline.com.br
www.leilaooficialonline.com.br



2 comentários:

  1. Se todos seguissem seu conselho você já estaria desempregado. Embora haja riscos, se o negócio não fosse viável já teria sido extinto. Não seria muito mais interessante apontar os caminhos viáveis como, por exemplo, o estudo, o aconselhamento de um profissional? Temo por qualquer posição extremista.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Ubiratan.
    Agradeço sua provocação, pois ela me deu oportunidade de esclarecer eventuais interpretações equivocadas como a sua.
    Em primeiro lugar quero esclarecer que o post fala sobre riscos, não diz que é inviável.
    Ademais, quando o amigo menciona "indicar os caminhos viáveis" mostra claramente que não deve ter acessado outros posts onde mantenho esclarecimentos a quem quer participar de leilões.
    Por fim, estou aberto á aconselhamentos a quem dele precisar. De qualquer maneira, se o amigo desejar pode deixar sua sugestão ou pergunta, avaliarei com todo o respeito e lhe darei a resposta.

    Obrigado e Um abraço
    Clécio

    ResponderExcluir

Alienação Judicial eletrônica dispensa carta precatória - Segundo STJ

  Faz algum tempo que tenho acompanhado a jurisprudência Paulista no sentido de que não é necessária a expedição de carta precatória para a ...